A Autoridade do Mercado de Capitais (CMA) da Arábia Saudita implementou um conjunto de alterações regulatórias para otimizar os procedimentos de abertura e operação de contas de investimento, visando ampliar o acesso de investidores estrangeiros ao mercado de capitais saudita e acompanhar a evolução regulatória e tecnológica do país.
As mudanças representam um esforço contínuo da CMA para aprimorar o ambiente de investimento e expandir a base de investidores no mercado de capitais do país.
Uma das principais alterações é a definição dos requisitos para a abertura de contas de investimento para investidores estrangeiros individuais residentes em países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). Além disso, o escopo dos títulos nos quais esses investidores podem investir diretamente foi ampliado, incluindo agora ações de empresas listadas no Mercado Principal Saudita (TASI). Anteriormente, o acesso desses investidores era limitado ao mercado de instrumentos de dívida, ao Mercado Paralelo (Nomu), a fundos de investimento e ao mercado de derivativos. A negociação no mercado principal era restrita à condição de beneficiário final sob um contrato de swap com uma Instituição do Mercado de Capitais ou como cliente de uma Instituição do Mercado de Capitais que tomava decisões de investimento em seu nome.
As emendas aprovadas também permitem que investidores estrangeiros individuais que residiram no Reino ou em países do CCG continuem operando suas contas de investimento e investindo em ações listadas no mercado principal, mesmo após o término de sua residência e retorno ao país de origem, desde que tenham aberto previamente uma conta de investimento no Reino.
Segundo Abdulaziz Almojel, vice-diretor de Estratégia, Pesquisa e Relações Internacionais da CMA, as melhorias fazem parte dos esforços contínuos da Autoridade para criar um ambiente de investimento transparente e acessível tanto para participantes locais quanto internacionais. “Ao facilitar os procedimentos de conta e ampliar a elegibilidade dos investidores, estamos fortalecendo as bases do mercado de capitais saudita e reforçando nosso papel como regulador visionário que apoia o desenvolvimento econômico nacional”, afirmou Almojel.
O investimento estrangeiro no mercado de capitais saudita atingiu 423 bilhões de riais sauditas no final de 2024, um aumento de 5,5% em relação a 2023 e de 103% desde 2020.
Em 2024, o Reino ficou em 7º lugar globalmente em receitas de IPO (oferta pública inicial), com US$ 4,3 bilhões, e em 9º em número de listagens, com 44. O investimento estrangeiro líquido atingiu 218 bilhões de riais sauditas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, enquanto os ativos sob gestão ultrapassaram 1 trilhão de riais sauditas.
Fonte: www.jornaldebarueri.com.br


