Eventos comemorativos do intercâmbio cultural entre a China e a América Latina foram realizados com sucesso em São Paulo, Brasil, e Santiago, Chile. As cerimônias, que incluíram a doação da “Coleção Completa de Pinturas Antigas da China” e o diálogo “Liangzhu e a Civilização Mundial”, reuniram centenas de representantes dos setores de cultura, educação e mídia locais, além de membros da comunidade chinesa.
Na Universidade de São Paulo, a soprano brasileira Marilha Vagas abriu o evento com a canção chinesa “Te amo, China”. A Universidade de Zhejiang presenteou a instituição brasileira com a “Coleção Completa de Pinturas Antigas da China”, enquanto o Grupo de Mídia de Zhejiang firmou um memorando de cooperação com a Associação de Amizade Brasil-China, estabelecendo as bases para futuras colaborações na área de difusão cultural. Jovens representantes da China e do Brasil trocaram presentes, e estudantes brasileiros receberam o certificado de “Recomendador Oficial de Liangzhu”, com a missão de divulgar a civilização de Liangzhu e promover a amizade entre os dois países.
Em Santiago, as celebrações marcaram o 55º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e o Chile, com eventos no Centro Cultural da Universidade do Chile. A Universidade de Zhejiang doou livros à Universidade de Santiago, e o Grupo de Mídia de Zhejiang assinou um memorando de cooperação com o Centro de Cultura e Arte Chile-China, visando fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois países. Estudantes chilenos participaram de atividades como a “Experiência Cultural de Liangzhu”, um “Flash Mob” de dança Cueca e a criação coletiva de uma pintura, simbolizando a fusão das culturas sino-chilenas.
Os participantes destacaram a importância dos eventos como plataforma de intercâmbio cultural para jovens, expressando o desejo de utilizar a “Coleção Completa de Pinturas Antigas da China” e a civilização de Liangzhu como pontes para aprofundar a cooperação em áreas como arte, educação e cultura, fomentando o aprendizado mútuo entre civilizações.
A “Coleção Completa de Pinturas Antigas da China”, fruto de duas décadas de trabalho da Universidade de Zhejiang e do Instituto de Patrimônio Cultural da Província de Zhejiang, reúne mais de 12 mil pinturas antigas de 263 instituições chinesas e internacionais. Durante os eventos, um Salão de Diálogo entre Civilizações, uma Exposição Temática sobre a Civilização de Liangzhu e a Exposição de Pinturas da Dinastia Song (Chile) da Coleção Completa de Pinturas Antigas da China apresentaram a riqueza da coleção e o significado cultural da Civilização de Liangzhu, promovendo a compreensão da cultura chinesa e injetando novo vigor no intercâmbio entre as civilizações da China e da América Latina.
Fonte: www.jornaldebarueri.com.br


