Câncer de mama: rastreamento a partir dos 40 anos pode salvar vidas

2 Tempo de Leitura
© José Cruz/Agência Brasil

O câncer de mama, um dos mais letais entre as mulheres, reacendeu um debate crucial sobre a idade ideal para o início do rastreamento preventivo. Embora o diagnóstico em mulheres com menos de 40 anos seja considerado raro, quando ocorre, a doença frequentemente demonstra um comportamento mais agressivo.

Um estudo recente, denominado Amazona III, analisou dados de 22 centros de saúde, revelando que 43% das mulheres avaliadas tinham menos de 50 anos. Um dado alarmante surgiu ao analisar o grupo com menos de 40 anos: 36,9% já se encontravam no estágio 3 da doença, classificado como localmente avançado.

Diante destas descobertas, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) reforça a recomendação para que o exame preventivo, a mamografia, seja realizado a partir dos 40 anos. A mamografia, um exame radiográfico, é capaz de detectar nódulos e lesões em estágio inicial, muitas vezes antes que se tornem palpáveis.

Uma ginecologista, Mary Valente, enfatiza a importância do rastreamento, principalmente com a nova recomendação de idade. “O rastreamento é fundamental. Antes, o Ministério da Saúde recomendava que a mamografia fosse realizada entre 50 e 69 anos. No entanto, um percentual significativo de mulheres era diagnosticado com a doença antes dos 50 anos. Por isso, a recomendação agora é iniciar o exame a partir dos 40 anos.”

A detecção precoce é a chave para aumentar as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama. A mamografia, como principal ferramenta de rastreamento, possibilita identificar alterações suspeitas em estágio inicial, permitindo intervenções terapêuticas mais eficazes e, consequentemente, elevando as taxas de cura e melhorando a qualidade de vida das pacientes. A conscientização sobre a importância do rastreamento e o acesso facilitado à mamografia são passos essenciais para combater esta doença.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia