O Ministério da Saúde divulgou um novo boletim sobre a crescente crise de intoxicação por metanol no Brasil, revelando um aumento no número de mortes para 16 em todo o país. O levantamento aponta para 97 casos registrados, dos quais 62 foram confirmados e 35 seguem sob investigação. As autoridades de saúde já descartaram 772 suspeitas iniciais.
São Paulo é o estado mais afetado pela contaminação, com 48 casos confirmados e outros cinco sob investigação. O estado também lamenta nove óbitos decorrentes da intoxicação. As autoridades paulistas descartaram 511 notificações de intoxicação.
Além de São Paulo, outros estados registram mortes relacionadas ao metanol. O Paraná contabiliza três óbitos, Pernambuco também registra três, e Mato Grosso, uma morte.
As autoridades de saúde estão investigando a possível relação de outros 10 óbitos com a intoxicação por metanol: cinco em São Paulo, quatro em Pernambuco e um em Minas Gerais. Mais de 50 notificações de mortes já foram descartadas após investigação.
Além dos estados já mencionados, foram confirmadas intoxicações por metanol em outros locais: seis no Paraná, cinco em Pernambuco, dois em Mato Grosso e um no Rio Grande do Sul.
Casos suspeitos estão sendo investigados em Pernambuco (12), no Piauí (5), no Mato Grosso (6), no Paraná (2), na Bahia (2), em Minas Gerais (1) e no Tocantins (1). A situação continua sob monitoramento das autoridades de saúde.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


