O Brasil se igualou à Argentina no topo do ranking de conquistas da Copa Libertadores da América, após a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras na final disputada no Estádio Monumental de U, em Lima, no Peru, no último sábado (29). Ambos os países somam agora 25 troféus na principal competição de clubes da América do Sul.
Esta é a primeira vez em 61 anos que o Brasil divide a liderança neste ranking. Em 1963, o bicampeonato do Santos igualou o país ao Uruguai, que havia vencido as edições de 1960 e 1961 com o Peñarol. A Argentina alcançou os dois países em 1965, com o bicampeonato do Independiente.
Em 1966, o Peñarol conquistou seu terceiro título, colocando o Uruguai isoladamente na liderança. No entanto, a hegemonia uruguaia durou pouco, pois em 1968 o Estudiantes ergueu a quarta taça para a Argentina. Desde então, os argentinos mantiveram a liderança isolada.
Nos últimos anos, a diferença entre Argentina e Brasil diminuiu consideravelmente. Desde 2019, clubes brasileiros conquistaram todas as edições da Libertadores, totalizando sete títulos consecutivos, um recorde na história do torneio.
Apesar da igualdade no número total de títulos por país, os maiores campeões da Libertadores ainda são argentinos. O Independiente lidera com sete conquistas, seguido pelo Boca Juniors, com seis, e o Peñarol, do Uruguai, com cinco. River Plate e Flamengo possuem quatro títulos cada.
No entanto, o Brasil se destaca no número de clubes diferentes que já levantaram a taça: são 12 equipes brasileiras campeãs, lideradas agora pelo Flamengo. Na Argentina, são oito clubes. Peru, Bolívia e Venezuela são os únicos países que nunca tiveram um campeão na Libertadores.
Considerando as cidades, Buenos Aires é a mais vitoriosa, com 13 conquistas somadas por Boca Juniors, River Plate, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield. Avellaneda, também na Argentina, aparece em seguida, com oito taças (sete do Independiente e uma do Racing). Com o tetra do Flamengo, o Rio de Janeiro se igualou a São Paulo, ambas com sete títulos – Fluminense, Vasco e Botafogo completam a lista carioca.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


