Barueri

Barueri impulsiona desenvolvimento com pacote de mais de 50 obras

Redação

Barueri está passando por uma grande transformação com um investimento significativo em infraestrutura. A prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, está implementando mais de cinquenta obras importantes, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores em diversas áreas. Os projetos, que incluem construções, reconstruções e reformas, abrangem desde mobilidade urbana até saúde, educação, esportes e lazer.

A administração municipal já entregou 24 obras somente em 2025, incluindo oito construções, três reconstruções e treze reformas. A expectativa é que mais cinco projetos sejam finalizados e entregues à população até o final do ano.

Um dos destaques é o novo Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, com inauguração prevista. Localizado na avenida Antonio Furlan, o parque ocupa uma área superior a 170 mil metros quadrados.

Outras entregas importantes realizadas neste ano incluem a Estação Cultural Jair Honório Domingos e a EMEIEF Anna Irene Mazaro de Freitas, ambas no Parque Viana; a Estação Cultural Luiz Odair de Souza, no Parque Imperial; e a UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano. A UBS Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, foi reformada e ampliada, e novas UBSs foram construídas nas Chácaras Marco e no Jardim Graziela.

Além disso, a prefeitura investiu na construção de uma ciclovia e ciclofaixa que interligam o Boulevard à Arena Barueri, e também entregou sete residências de interesse social no Parque Santa Luzia, o Centro de Convivência do Jardim São Pedro e um viaduto no Jardim Califórnia.

Para combater enchentes, a administração está construindo o Piscinão do Jardim Silveira, um reservatório com capacidade para conter 120 milhões de litros de água pluvial. O projeto tem aproximadamente 24,50 metros de profundidade e está localizado na Avenida Alziro Soares.

Para 2026, estão programadas obras como o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim, o alargamento da Avenida Dempachi Nakayama, a construção de uma nova via interligando a Avenida Ceci com a Rua Tomé de Souza, e a extensão da Avenida Pirarucu até a Rua Miguel Barbar.

Em 2027, a prefeitura planeja concluir a construção da nova Maternidade Municipal e a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira. Também está prevista a conclusão das obras de alargamento e contenção das margens do Rio Cotia, além da construção de um pontilhão, visando combater as enchentes no Jardim Maria Helena.

Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cioeste debate segurança pública com secretário nacional

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) sediou...

Barueri promove feiras de adoção de animais domésticos em novembro

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) de Barueri, em...

Viaoeste conclui estrutura da ponte guilherme de almeida com concretagem final

A construção da nova Ponte Guilherme de Almeida sobre o Rio Tietê,...

Tamboré impulsiona leitura em escolas de santana de parnaíba

O Shopping Tamboré expandiu o projeto “Leitura Para Todos” para escolas municipais...