A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta segunda-feira (26), a proibição da venda de dois produtos alimentícios após identificarem ingredientes que não têm aprovação para consumo seguro.
Produtos Proibidos
O primeiro item retirado do mercado é o Picolé Bentô Gelatos Magnésio + Inositol Relief 3.0., produzido pela ABB Gelateria Ltda. A Anvisa determinou a proibição devido à presença de melatonina e inositol, substâncias que só são permitidas em suplementos alimentares e em líquidos prontos para consumo.
Recolhimento de Suplemento Alimentar
Além do picolé, a Anvisa também determinou o recolhimento do Body Strong Protein, sabor cacau, da marca Equaliv, fabricado pela Althaia S.A. Indústria Farmacêutica. Este suplemento contém peptistrong, uma proteína de fava hidrolisada, que, segundo a Anvisa, não passou pelo processo de avaliação de segurança necessário para ser utilizado em alimentos.
Implicações da Decisão
A Anvisa ressaltou que a decisão se deu também em função de publicidade irregular, onde foram feitas alegações terapêuticas infundadas, como ‘prevenção de sarcopenia’ e ‘suporte nutricional para preservação da massa magra em usuários de canetas emagrecedoras (GLP-1)’.
Como resultado, a agência não apenas suspendeu a comercialização desses produtos, mas também interditou a fabricação, distribuição e promoção dos mesmos, reforçando a necessidade de conformidade com as normas sanitárias.


