A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou a expansão da campanha de vacinação contra a variante JN.1 da Covid-19. A partir de agora, indivíduos com 12 anos ou mais podem receber a dose de reforço da vacina. A medida visa aumentar a proteção da população em um momento em que o município já registrou 14.474 casos da doença em 2025.
Anteriormente, a vacinação estava restrita a grupos prioritários, como idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), pessoas com 60 anos ou mais, indivíduos com o sistema imunológico comprometido (imunossuprimidos), crianças de 6 meses a 4 anos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou imunodeficiências. A ampliação para a faixa etária a partir dos 12 anos busca alcançar uma maior cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus.
Para se vacinar, é necessário comparecer a uma das unidades de saúde do município, portando um documento de identidade e, preferencialmente, a caderneta de vacinação. A apresentação da caderneta facilita o registro da dose e o acompanhamento da situação vacinal de cada indivíduo.
A vacina está disponível em 240 salas de vacinação espalhadas pela cidade, incluindo os Super Centros Cariocas de Vacinação localizados em Botafogo, na Zona Oeste (ParkShopping Campo Grande) e na Zona Norte (Shopping Nova América, em Del Castilho). A diversidade de locais de vacinação busca facilitar o acesso da população à imunização em diferentes regiões da cidade.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


