Enem 2025: polícia federal investiga fraude no exame após denúncia

3 Tempo de Leitura
© PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Profeta, cumprindo um mandado de busca e apreensão no Ceará, em resposta a suspeitas de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A ordem judicial foi emitida pela Justiça Federal, visando apurar a possível ocorrência de crime relacionado ao exame.

A investigação foi iniciada a pedido do Ministério da Educação (MEC), após a identificação de relatos na internet que indicavam a suposta divulgação antecipada de questões similares às que compuseram a prova. A equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detectou as ocorrências.

No dia 16 de novembro, aproximadamente 3,36 milhões de participantes realizaram o segundo dia de provas do Enem, respondendo a 90 questões de múltipla escolha, divididas entre ciências da natureza e matemática.

Em comunicado oficial, a Polícia Federal declarou que a operação tem como objetivo esclarecer os fatos, investigar possíveis irregularidades, identificar os responsáveis pela obtenção e divulgação indevida das informações, e apurar possíveis ligações com outros delitos. A PF reiterou seu compromisso com a integridade dos concursos públicos e o combate a fraudes que comprometam a credibilidade dos processos seletivos nacionais.

Diante da suspeita de vazamento de conteúdos similares aos do Enem 2025, o Inep decidiu anular três questões do exame, como medida de precaução. Além disso, a autarquia vinculada ao MEC antecipou a divulgação do gabarito oficial do segundo dia de provas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que, segundo informações preliminares, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões em uma transmissão ao vivo na internet, dias antes da aplicação do exame.

O pré-teste do Enem é uma etapa experimental e sigilosa, na qual novas questões são aplicadas a uma amostra de estudantes antes de serem incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). A inclusão no BNI ocorre somente se as questões atenderem a todos os critérios estabelecidos. Após serem aprovadas, as questões ficam disponíveis para utilização nas futuras provas do Enem.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia