São Luís, aclamada Capital Nacional do Reggae, será palco da primeira edição do Festival Ilha do Reggae neste fim de semana. O evento promete uma imersão na cultura afrodescendente, com apresentações musicais que celebram a identidade e a resistência.
O festival reunirá atrações nacionais e internacionais, com uma programação diversificada que exalta a paz e a positividade intrínsecas ao reggae jamaicano. O Secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Yuri Arruda, destaca que o evento nasceu de um memorando assinado entre Brasil e Jamaica, focado no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações. “Daí surgiu essa ideia da gente fazer esse grande festival para celebrar essa cultura riquíssima que é a cultura do reggae”, explica o secretário.
O reggae floresceu no Maranhão a partir da década de 1970, especialmente em São Luís. Acredita-se que o ritmo tenha chegado através de ondas de rádio do Caribe ou por marinheiros que traziam discos ao porto da cidade.
O Secretário Yuri Arruda reforça que o objetivo central do festival é promover uma conexão cultural entre Brasil e Jamaica, duas nações com fortes laços culturais. “É um projeto de lei, é uma lei nacional onde São Luís é a capital nacional do reggae, e para a gente fortificar ainda mais essa cultura tão rica, reafirmar São Luís como a capital brasileira do reggae e o ponto de encontro entre o Maranhão, a Jamaica e o mundo”, afirma.
Entre as mais de 50 atrações confirmadas, destacam-se nomes como Honey Boy e Sly Foxx, ambos da Jamaica, além de Burning Spear, Israel Vibration, KY-Mani Marley, Tribo de Jah, Edson Gomes, Planta e Raiz, Célia Sampaio e Núbia.
O secretário ressalta a importância do reggae para a identidade local. “O reggae foi apropriado, foi reinterpretado e transformado pelo nosso povo em algo único, algo que vai muito além da simples reprodução de uma música jamaicana, de uma dança que nós temos um estilo muito único aqui, que é dançar o reggae agarradinho, ouvindo os nossos paredões, as radiolas, os nossos artistas locais. Então, aqui a gente celebra muito além da música, mas é uma verdadeira identidade aqui do povo maranhense, do povo de São Luís”.
O Festival Ilha do Reggae será realizado na Arena Jamaica Brasileira, localizada na Passarela do Samba, no Centro Histórico de São Luís. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, terá entrada gratuita.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


