O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado neste domingo, com os candidatos enfrentando 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza. O exame terá duração de cinco horas.
A abertura dos portões está programada para o meio-dia, com o fechamento ocorrendo impreterivelmente às 13h, no horário de Brasília. O início das provas está marcado para as 13h30, com término às 18h30, também no horário de Brasília. É fundamental que os participantes se atentem aos horários para evitar atrasos e garantir sua participação.
Para a identificação, será exigida a apresentação de um documento físico oficial, válido e original com foto. São aceitos documentos como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade Nacional e passaporte. A identificação digital também será aceita, desde que apresentada através do aplicativo oficial ou do aplicativo gov.br.
Quanto aos materiais permitidos, os candidatos deverão utilizar caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente. É estritamente proibido o uso de lápis, borracha, régua, lapiseira, corretivo, materiais de anotação, boné, óculos de sol, fone de ouvido, relógio e protetor auricular.
Dispositivos eletrônicos, como celulares, deverão ser desligados e acondicionados em um envelope porta-objetos, que será lacrado. A emissão de qualquer som por esses aparelhos resultará na eliminação do candidato. Água, alimentos e medicamentos serão permitidos, desde que acondicionados em embalagens transparentes e sujeitos à vistoria.
Em caso de dúvidas, os candidatos são orientados a consultar o edital do Enem 2025, disponível no site gov.br/inep, nas opções “Áreas de Atuação” > “Avaliações e Exames” > “Enem” > “Editais”.
Estudantes de localidades afetadas por problemas logísticos, doenças infectocontagiosas e desastres naturais, como em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, realizarão o exame nos dias 16 e 17 de dezembro. O período para solicitar a reaplicação da prova será aberto na segunda-feira, dia 17, e se encerrará ao meio-dia da sexta-feira, dia 21, no horário de Brasília.
Adicionalmente, os candidatos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em decorrência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém até o dia 21 deste mês.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


