Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada nesta sexta-feira para investigar fraudes bancárias na Caixa Econômica Federal (CEF) em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. Uma funcionária da instituição é suspeita de alterar cadastros de clientes, causando um prejuízo estimado em R$ 500 mil.
A ação policial cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos bairros Parque Tamandaré e Centro, em Campos dos Goytacazes. Além das medidas judiciais expedidas pela 2ª Vara Federal de Niterói, a suspeita foi submetida a medidas cautelares alternativas à prisão.
As investigações apontam que a funcionária da Caixa agia individualmente, alterando dados cadastrais de clientes, reemitindo cartões bancários de forma indevida, realizando saques presenciais em terminais de autoatendimento e contratando cartões de crédito de maneira suspeita.
O caso veio à tona após a Caixa identificar movimentações atípicas por meio de relatórios internos. Foram detectadas manipulações sistemáticas de informações em contas de clientes, múltiplos cartões reemitidos para o mesmo endereço e saques realizados em diversas agências da cidade. Até o momento, 52 clientes tiveram seus cadastros alterados irregularmente.
Durante a operação, foram apreendidos dois telefones celulares, dois computadores portáteis, sete cartões bancários em nome de terceiros e diversos documentos.
A funcionária da Caixa sob investigação poderá ser responsabilizada pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato e furto qualificado.
A Caixa Econômica Federal foi procurada para comentar o caso e ainda não se manifestou.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


