Primeiro dia do enem 2025 desafia candidatos em ribeirão preto

4 Tempo de Leitura
ENEM 2025 - DOMINGO (9) - RIBEIRÃO PRETO (SP) - As amigas Vitória Miranda Bernardes e Maria Edu...

Estudantes que realizaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Ribeirão Preto, neste domingo, descreveram a prova como extensa e demandando grande esforço. Os 4,8 milhões de inscritos em todo o país enfrentaram 90 questões abrangendo linguagens, com 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, e ciências humanas, com 45 questões. O tema da redação, que abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, gerou diversas reações entre os participantes.

Vitória Miranda Bernardes e Maria Eduarda Moreira Santos, ambas com 17 anos, compartilharam a percepção de que a prova continha um volume excessivo de texto em relação às imagens. Vitória considerou a prova dinâmica, mas ressaltou a predominância textual. Maria Eduarda expressou satisfação com o tema da redação, afirmando que permitiu ampla exploração e argumentação.

Fernanda Gomes, de 18 anos, classificou a prova como equilibrada, embora tenha admitido surpresa com o tema da redação. Ela comentou que, apesar da surpresa inicial, conseguiu desenvolver o texto. Fernanda, que prestou o Enem pela primeira vez, levou consigo seu prato favorito, sushi, para desfrutar durante pausas estratégicas durante a prova.

Letícia Pires, de 29 anos, que está prestando o Enem pela quinta vez, considerou o nível de dificuldade da prova mediano. A estudante, que busca uma vaga em letras ou psicologia, mencionou que algumas questões possuíam textos extensos, o que tornou a experiência cansativa. No entanto, ela valorizou os temas abordados, como machismo, racismo e etarismo na redação.

Júlia Andrade Santos, candidata pela segunda vez e aspirante ao curso de direito, expressou que a prova deste ano foi mais desafiadora do que a de 2024 e manifestou descontentamento com o tema da redação. Ela observou que a quantidade de texto era maior neste ano, o que tornou a prova mais exaustiva.

Fabrício Capel, que busca uma vaga em gestão financeira, avaliou o primeiro dia do Enem como tranquilo, apesar da surpresa com o tema da redação. Ele considerou as questões fáceis, com exceção de algumas, e agora aguarda o próximo domingo de provas.

Pedro Henrique Vieira, de 18 anos, descreveu o primeiro dia de prova como difícil, ressaltando a grande quantidade de texto para leitura, o que causou cansaço. Ele também considerou o tema da redação importante e inesperado, especialmente devido à falta de discussão sobre a questão do envelhecimento na sociedade atual.

Beatriz Padovani, de 18 anos, que prestou o Enem pela primeira vez, confessou ter achado a prova complicada. Ela também comentou que o tema da redação não era esperado e que não se sentiu preparada para desenvolvê-lo.

Arthur Milani, de 17 anos, aspirante ao curso de economia, classificou o primeiro dia do Enem como desafiador. Ele considerou a prova muito interpretativa e cansativa, mas dentro do esperado, com exceção da redação, que considerou uma surpresa, mas que conseguiu desenvolver.

A segunda etapa do Enem acontecerá no dia 16 de novembro, quando os candidatos responderão a 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia