A TV Brasil prestará uma homenagem a Paulinho da Viola no programa “Samba na Gamboa”, com exibição marcada para domingo, às 13h. A edição especial celebra o aniversário de 82 anos do renomado músico e compositor, que será comemorado na próxima quarta-feira.
Para celebrar a vasta obra de Paulinho da Viola, a sambista Teresa Cristina receberá o cantor e compositor Alfredo Del-Penho. Del-Penho é um expoente da “Geração Lapa”, movimento artístico que revitalizou o samba no Rio de Janeiro nos anos 90.
Paulinho da Viola é um dos ícones do samba nacional, conhecido por sua versatilidade como cantor, multi-instrumentista e compositor de choro. Sua ligação com o carnaval é igualmente forte, sendo um baluarte da Portela e membro da Velha Guarda da escola.
Durante o programa, Teresa Cristina expressará sua admiração por Paulinho da Viola, descrevendo-o como uma de suas maiores inspirações. Ela e Alfredo Del-Penho discutirão a importância do músico para a cultura brasileira, intercalando a conversa com interpretações de canções de Paulinho que se tornaram sucessos.
O repertório do programa incluirá clássicos como “Pecado Capital”, “Argumento”, “Coração Imprudente”, “Dança da Solidão” e “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”, além de “Eu Canto Samba”, “Só o Tempo”, “Coração Leviano”, “Coisas do Mundo, Minha Nega”, “Coração da Gente”, “O Tímido e a Manequim” e “Cantando”.
Com 25 anos de carreira, Alfredo Del-Penho consolidou-se como um dos grandes nomes do samba contemporâneo, tendo lançado mais de dez discos como produtor e intérprete. Ele já colaborou com artistas como Nei Lopes e Chico César, foi indicado ao Grammy Latino e premiado no Prêmio da Música Brasileira. Del-Penho também recebeu cerca de dez prêmios por seu trabalho como diretor musical e compositor de trilhas originais, incluindo o Shell de melhor música em 2018.
O “Samba na Gamboa” tem sido um espaço para reunir grandes talentos do samba, tanto da nova geração quanto artistas já consagrados, além de ícones da MPB. Apresentado por Diogo Nogueira por sete temporadas, o programa foi gravado entre 2008 e 2018 e continua a ser exibido na grade da TV Brasil.
O público pode acompanhar a programação da TV Brasil através do canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Os programas favoritos estão disponíveis no TV Brasil Play, acessível pelo site ou aplicativo para smartphones com sistemas Android e iOS. A WebTV também oferece acesso à programação.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


