Urso renan emagrece e passa por cirurgia após diagnóstico de câncer

4 Tempo de Leitura
G1

O urso Renan, um dos animais mais queridos do Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto em Ribeirão Preto, São Paulo, está se recuperando de uma cirurgia para a remoção do baço, realizada após um diagnóstico de câncer. Para que a operação fosse possível, o animal precisou passar por um processo de emagrecimento, perdendo 18 quilos.

Renan, um urso de óculos de 18 anos, nasceu no zoológico de São Carlos, também em São Paulo, e foi transferido para Ribeirão Preto ainda filhote. Recentemente, a equipe do zoológico notou mudanças em seu comportamento, o que levou à realização de exames semestrais de rotina. Nestes exames, foi detectado um tumor no abdômen do animal.

“Quando o nosso veterinário realizou o ultrassom, foi detectado um nódulo de cerca de 5 por 3 centímetros no baço. E isso fez com que, após a avaliação do animal, nós decidíssemos realizar essa cirurgia no Renan”, explicou o biólogo Otávio Almeida.

Após a identificação do tumor, a equipe técnica iniciou um plano de cuidados focado na redução de peso de Renan. Inicialmente, ele precisou perder 18 quilos para viabilizar a cirurgia. “Observamos que o peso estava em 218 quilos, aproximadamente, que é um peso muito acima do esperado para a espécie, que é uma média de 170 quilos a 175 quilos”, afirmou Almeida.

Durante o processo de emagrecimento, Renan seguiu uma dieta hipocalórica e participou de atividades de enriquecimento ambiental, com exercícios para estimular o movimento e o gasto energético, como buscar alimentos escondidos e escalar estruturas em seu recinto.

A cirurgia, realizada no dia 20 de outubro no centro cirúrgico do zoológico, durou cerca de três horas. “Nós verificamos se havia algum indício de metástase, o que já não vinha indicando nos exames iniciais. Após isso, foi feita com toda a segurança a remoção completa do baço”, detalhou o médico veterinário Pedro Favaretto, responsável pela cirurgia. Durante o procedimento, Renan também recebeu tratamento dentário, incluindo limpeza, extração de um dente e tratamento de canal em outro.

Segundo Favaretto, o diagnóstico precoce foi fundamental para aumentar as chances de sobrevida do animal. “Talvez, se não ocorresse nenhum check-up e nem a cirurgia, daqui um ano ou seis meses, o Renan começaria a apresentar alterações de saúde, que nós iríamos, de repente, identificar um câncer metastático, e aí nós perderíamos ele sem a menor chance de fazer alguma coisa”, disse.

Nos dias seguintes à cirurgia, Renan permaneceu isolado em uma área onde recebeu monitoramento intensivo, com todos os cuidados necessários para sua recuperação, como medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Na última quarta-feira, o urso retornou ao seu recinto no Bosque Zoológico, onde pôde reconhecer o espaço, andar, rodar, ficar em pé nas patas traseiras e até nadar.

Todos os medicamentos foram suspensos e os especialistas continuam acompanhando o peso de Renan, que atualmente está em 190 quilos, para que ele atinja o peso ideal de 170 quilos.

Alexandre Gouvea, responsável pelo Bosque, destacou a importância do sucesso da cirurgia para a equipe e para a cidade. “O Renan, ele é o nosso filho, ele é o filho de Ribeirão Preto, embora ele não ter nascido aqui, mas ele chegou uma criança aqui. Então é uma alegria imensurável saber que nós cuidamos dele até agora e conseguimos, com certeza, dar mais uma sobrevida a ele”.

O diagnóstico precoce e a remoção do tumor devem permitir que Renan atinja os 30 anos, a idade máxima para a espécie.

Fonte: g1.globo.com

Compartilhe está notícia