TSE Solicita Relatório da Meta sobre Canal de Apoio a Lula

2 Tempo de Leitura
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, estabeleceu um prazo de 24 horas para que a Meta apresente um relatório técnico sobre o canal denominado ‘Exército do Lula’. Este canal, criado no WhatsApp, é utilizado para compartilhar mensagens de apoio ao candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ação da Campanha de Flávio Bolsonaro

A solicitação do TSE é uma resposta ao pedido formalizado pela campanha de Flávio Bolsonaro (PL). Os advogados de Bolsonaro alegam que existem evidências de que as redes sociais da Meta podem não estar cumprindo com o plano de conformidade que foi apresentado ao TSE, essencial para a manutenção da integridade do processo eleitoral.

Exame do Canal e Irregularidades

Embora a Meta tenha informado que não encontrou irregularidades no canal, os representantes legais de Flávio contestaram essa conclusão, apontando que a empresa não especificou os critérios usados para sua análise, nem o período considerado. A decisão do TSE exige uma revisão detalhada do canal, que incluirá a investigação de comportamentos coordenados, padrões de engajamento e a rastreabilidade de conteúdos.

Outras Plataformas Envolvidas

Além da Meta, o Google e o X também foram solicitados a verificar se identificaram ações coordenadas em relação a hashtags que possam estar associadas a campanhas eleitorais.

Desdobramentos e Registro do Canal

Em uma ação anterior, Kassio Nunes Marques decidiu arquivar o processo relacionado ao registro do canal Exército do Lula. Esta decisão ocorreu após o canal ser oficialmente registrado pelo comitê de campanha do candidato petista, em conformidade com uma nova resolução do TSE que regulamenta o registro de canais de campanha, sites e perfis nas redes sociais dos candidatos.

Esta matéria foi atualizada às 16h56 para incluir novas informações relevantes.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia