Ampliação da Vacinação em Comunidades Indígenas da Amazônia

2 Tempo de Leitura
© Rafael Nascimento/MS

A partir do dia 30 de agosto, a Operação Gota inicia uma nova etapa, abrangendo 20 aldeias indígenas na Amazônia Legal. Esta iniciativa visa aumentar o acesso à vacinação em áreas remotas, onde o acesso difícil exige o uso de transporte aéreo para que as equipes de saúde possam chegar até as comunidades.

Detalhes da Operação Gota

Segundo comunicado do Ministério da Saúde, a operação se estenderá até 6 de setembro e atenderá comunidades sob a jurisdição do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará. Todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação serão oferecidas durante esta ação.

Parcerias e Expansão das Atividades

A Operação Gota é realizada em colaboração com a Secretaria de Saúde Indígena, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira (FAB). Além das aldeias no Amapá e Norte do Pará, a operação se estenderá para comunidades do Médio Rio Purus, com atividades planejadas entre 10 e 20 de setembro.

Resultados e Planejamento

No primeiro semestre de 2026, a Operação Gota já havia alcançado regiões como Alto Rio Negro, Alto Rio Juruá e Vale do Javari, com um total de 112 aldeias visitadas, onde foram aplicadas 13 mil doses de vacinas, imunizando mais de 8 mil indígenas.

Preparativos para as Missões

Antes de cada missão, os DSEIs realizam um levantamento para identificar as comunidades com maior dificuldade de acesso e as pessoas que necessitam de atendimento. Essa preparação inclui a definição das quantidades de vacinas, insumos e outros recursos necessários para a realização das atividades.

Além da vacinação, as equipes da Operação Gota estão aptas a oferecer outros serviços de saúde, conforme as necessidades identificadas em cada comunidade, que podem incluir assistência médica e acompanhamento nutricional.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe está notícia