Outras Notícias

Castro defende operação no rio: vítimas foram apenas policiais

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (29), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, classificou como “sucesso” a Operação Contenção, deflagrada em comunidades da capital. Segundo o governador, as únicas vítimas fatais dos confrontos foram os quatro policiais – dois civis e dois militares – que perderam a vida durante a ação.

“Temos muita tranquilidade de defender o que foi feito ontem”, declarou Castro, expressando solidariedade às famílias dos policiais. “Eles foram as verdadeiras quatro vítimas. De vítima ontem, só tivemos os policiais”. A declaração foi dada em entrevista no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

O governador também comentou sobre a identificação dos demais mortos na operação. “Quais são os indícios que levam a crer que todos eram criminosos? O conflito não foi em área edificada. Foi todo na mata. Não creio que tivesse alguém passeando na mata num dia de conflito. Por isso a gente pode tranquilamente classificar de criminosos”, acrescentou.

Castro informou que o número oficial de mortos na operação é de 58, incluindo os quatro agentes de segurança. Ele não detalhou o motivo da alteração na contagem, já que o governo havia divulgado um total de 64 óbitos no dia anterior, incluindo os policiais. O governador também não se manifestou sobre relatos de moradores que indicam um número ainda maior de corpos removidos da área de mata após a operação, estimados em cerca de 60.

O governador reconheceu que o Rio de Janeiro enfrenta um grave problema de segurança pública, que, segundo ele, “assola o Brasil”.

“Mostramos ontem um duro golpe na criminalidade e que temos condições de vencer batalhas. Mas temos a humildade de reconhecer que essa guerra não será vencida sozinhos. Agora é momento de união e não de politicagem”, afirmou.

A operação policial impactou fortemente a rotina dos moradores do Rio de Janeiro na terça-feira (28). O trânsito foi afetado por bloqueios nas vias, e relatos indicam que muitas pessoas tiveram dificuldades para retornar às suas casas, além de terem buscado abrigo para escapar dos tiroteios.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Motorista provoca acidente após disputa agressiva na rodovia dos bandeirantes

Um incidente alarmante de agressividade no trânsito resultou em um acidente na...

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Diabetes: Campanha Nacional Alerta para Ameaça à Visão Uma campanha de conscientização...

Maternidade da ufrj acolhe famílias em luto gestacional há 15 anos

Uma maternidade pública localizada na zona sul do Rio de Janeiro se...

Brasileiras decidem título de duplas no wta 125 de cali

A dupla brasileira formada por Laura Pigossi e Ana Candiotto alcançou a...