O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu um comunicado nesta quinta-feira (7) reafirmando a necessidade de que uma colaboração premiada seja ‘séria e efetiva’.
Reações à Proposta de Delação
O pronunciamento surge em resposta a reportagens que indicavam que Mendonça teria informado aos advogados de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, sua intenção de não homologar os termos da proposta de delação apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF).
Esclarecimentos do Ministro
Na nota, o ministro afirmou que não teve acesso ao material submetido por Vorcaro, e enfatizou que, para que uma delação gere resultados, ela deve ser substancial e autêntica. Ele reiterou que a colaboração premiada é um direito do investigado e deve cumprir critérios rigorosos para ser aceita.
Desdobramentos da Investigação
Mendonça também confirmou que as investigações relacionadas ao caso do Banco Master prosseguirão de forma independente, independentemente da proposta de delação. Ele destacou que qualquer informação que sugira o contrário não corresponde aos fatos.
Contexto da Prisão de Vorcaro
Daniel Vorcaro, que se encontra detido na superintendência da Polícia Federal em Brasília, foi preso novamente em 4 de março durante a terceira fase da Operação Compliance Zero. Esta operação investiga fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e a tentativa de sua aquisição pelo Banco Regional de Brasília (BRB).
Recentemente, novos dados da investigação revelaram que Vorcaro supostamente deu instruções a outros envolvidos para intimidar jornalistas e ex-empregados, além de ter tido acesso a informações privilegiadas sobre a investigação.


