Outras Notícias

Alckmin inaugura zona de exportação estratégica no mato grosso

© Júlio César Silva/MDIC

Geraldo Alckmin, no exercício da Presidência da República, marcou esta sexta-feira com a inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, localizada no Mato Grosso. A nova área, com 240 hectares, recebeu um investimento de R$ 51,3 milhões, destinados à infraestrutura e à construção da área administrativa.

Alckmin enfatizou a importância estratégica das ZPEs para o setor exportador, destacando os benefícios econômicos que impulsionam o processo de exportação, especialmente pela proximidade da região com a fronteira.

As ZPEs são caracterizadas como áreas de livre comércio, voltadas para a produção de bens destinados à exportação e à prestação de serviços inerentes a essa atividade. Com a inauguração em Cáceres, o Brasil passa a contar com quatro ZPEs em operação, juntando-se às já existentes em Uberaba (MG), Pecém (CE) e Parnaíba (PI).

Empresas instaladas nas ZPEs e que destinam sua produção à exportação, têm direito à suspensão do recolhimento de determinados impostos e tributos na aquisição de insumos e matérias-primas. Essa suspensão pode ser convertida em isenção ou alíquota zero, caso o produto final seja exportado. No entanto, caso a produção seja destinada ao mercado interno, a cobrança dos tributos é devidamente realizada.

O presidente em exercício também ressaltou o potencial de Cáceres, um município com vasta extensão territorial, para atrair investimentos em agroindústrias, agregando valor aos produtos cultivados e criados na região. Alckmin argumentou que a agregação de valor à produção agropecuária pode gerar mais empregos e melhorar a renda da população local.

Atualmente, a ZPE de Cáceres já conta com uma empresa em operação, a TRC Agroflorestal, especializada na produção de placas de madeira e teca.

Adicionalmente, a ZPE de Cáceres está estrategicamente situada em uma das rotas de Integração Sul-Americana, especificamente na rota do Quadrante Rondon, um programa do governo brasileiro que busca otimizar a logística e fortalecer o comércio com países vizinhos e com a Ásia, conectando diferentes regiões do Brasil por meio de projetos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

Alckmin informou que pretende discutir com o ministro dos Portos e Aeroportos, a necessidade de destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, uma via fluvial crucial que conecta cinco países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai. Ele destacou a importância de investir no trecho entre Cáceres e Corumbá, com o objetivo de realizar o desassoreamento e melhorar o calado, visando aprimorar a eficiência econômica, reduzir custos, otimizar a logística e integrar os diversos modais de transporte.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tooro nagashi ilumina rio em registro com barcos em memória dos ancestrais

Registro, cidade do interior paulista, vivenciou no domingo (2) o ápice da...

Últimos corpos identificados após operação policial deixam o iml no rio

Famílias de vítimas da Operação Contenção, realizada nos complexos da Penha e...

Motorista provoca acidente após disputa agressiva na rodovia dos bandeirantes

Um incidente alarmante de agressividade no trânsito resultou em um acidente na...

Campanha alerta para riscos da diabetes à visão

Diabetes: Campanha Nacional Alerta para Ameaça à Visão Uma campanha de conscientização...