A Agência Brasil e a Radioagência Nacional lançaram, no dia 3, uma reportagem especial intitulada Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil, em um momento que antecede a COP30.
A equipe de reportagem viajou até Balsas, no sul do Maranhão, para desenvolver a série de matérias. A cidade é um dos principais centros da fronteira agrícola no país. O cenário encontrado no município é marcado pelo convívio entre o crescimento econômico impulsionado pelo agronegócio e o aumento das taxas de desmatamento do Cerrado, um bioma fundamental, considerado o “berço das águas” por abrigar as nascentes de oito das doze bacias hidrográficas do país.
Balsas, que possui o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão, concentra as contradições de um modelo de desenvolvimento fomentado pelo Estado. Este modelo favorece a monocultura para atender ao mercado mundial, gerando preocupação entre especialistas, pesquisadores e ambientalistas.
Há divergências sobre o papel do agronegócio. Para alguns, ele impulsiona a economia nacional, levando desenvolvimento às regiões onde se estabelece. Para outros, representa um modelo insustentável que concentra riqueza e poder em poucas mãos, desloca comunidades e povos do Cerrado, e compromete a segurança hídrica do Brasil devido ao desmatamento da savana.
A série Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil é composta por cinco matérias e foi viabilizada através da Seleção de Reportagens Nádia Franco, uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que destinou R$ 200 mil para financiar conteúdos especiais produzidos por jornalistas da empresa. Um conselho editorial selecionou oito projetos entre 54 inscritos.
A jornalista Nádia Franco, que empresta o nome à seleção, foi editora da Agência Brasil e dedicou 49 anos à comunicação pública. Ela faleceu em agosto de 2025.
As matérias da reportagem especial Fronteira Cerrado: expansão do agro no coração hídrico do Brasil serão publicadas até o dia 5.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br





Deixe um comentário